21/11/2012

“Hotel Transylvania 2” estreia em 2015

O filme de animação “Hotel Transylvania” estreou em setembro de 2012 nos Estados Unidos e tem sido um sucesso, de tal forma que a Sony Pictures Animation decidiu apostar numa sequela.

Novo ”Star Wars” será escrito pelo autor de ”Toy Story 3”

O novo filme da saga “A Guerra das Estrelas” já tem argumentista. 
O guião de “Star Wars: Episode VII” (título provisório) será escrito por Michael Arndt, autor das histórias de filmes como “Toy Story 3″ e “Uma Família à Beira de um Ataque de Nervos”.

“Missão Impossível V” poderá já ter realizador…

A Paramount Pictures procura o realizador ideal para “Missão Impossível V” e parece que Christopher McQuarrie está no topo da lista de desejos da empresa.


Paula Rego é destaque de Festival de Cinema Português em Londres


"A cultura Portuguesa vai muito além de ouvir ao Fado e comer sardinhas", é assim que se apresenta a terceira edição do Festival de Cinema Português que promete levar para os principais centros culturais da capital inglesa produções inéditas da indústria cinematográfica lusitana, seguindo a favorável onda de premiações dos trabalhos de diretores portugueses nos festivais de cinema de Berlim, Cannes e da Suíça.
A artista plástica Anglo-Portuguesa, Paula Rego - considerada uma das maiores artistas portugueses contemporânea -, é um dos principais destaques no festival desse ano, ao lado da jornalista espanhola Pilar Del Rio - viúva do escritor José Saramago.
Além de "introduzir" ao público inglês algumas das principais figuras da cultura do país, o objetivo do festival é disseminar o cinema português e sua relação com as diferentes formas de arte, ilustrando tendências atuais, e fomentando o debate sobre a cultura lusófona.
Um outro lado mais histórico do país também será representado durante o evento através de obras como a de Susana Sousa Dias, diretora de 48 - filme que conta histórias de presos políticos usando apenas fotografias e depoimentos.
O Festival de Cinema Português do Reino Unido acontece de 25 de Novembro a 08 de Dezembro.

Retirado de http://cinema.terra.com.br

”Anna Karenina” já estreou em Hollywood

Keira Knightley protagoniza a história adaptada do romance de Lev Tolstoy. 
“Anna Karenina” só chega aos cinemas portugueses a 6 de dezembro, mas o novo filme protagonizado por Keira Knightley já passou por Hollywood.

Operação Outono


Nos cinemas as 22 de Novembro, “Operação Outono”, o novo filme de Bruno de Almeida, é um thriller político sobre o assassínio do General Humberto Delgado pela PIDE, em Fevereiro de 1965, e sobre o polémico julgamento dos elementos da brigada no Tribunal de Santa Clara, já depois da Revolução de Abril. 
Baseado no livro “Humberto Delgado, Biografia do General Sem Medo” de Frederico Delgado Rosa, neto do General, “Operação Outono” é um filme que enfrenta um dos momentos mais marcantes da nossa História, com surpreendentes revelações sobre o assassínio de um homem que se tornou um ícone da luta pela Liberdade contra a ditadura de Salazar.

Estreia da Semana – Silent Hill: Revelation 3D


Baseado no videojogo “Silent Hill 3″, acompanha a jornada paranormal de Heather Mason (Adelaide Clemens), uma corajosa jovem que vai enfrentar um culto religioso para tentar resgatar o seu pai, Christopher Da Silva (Sean Bean), que tal como a sua mulher, Rose Da Silva (Radha Mitchell), está preso em Silent Hill.


17/11/2012

Divulgado novo vídeo de promoção de "O Hobbit"

Dilvugado novo vídeo de promoção de "O Hobbit"

Nove anos depois do último filme da saga "O Senhor dos Anéis", o universo da Terra Média vai regressar ao cinema com "The Hobbit" - em português "O Hobbit" -, uma vez mais realizado por Peter Jackson. 
promoção do filme não foi deixada ao acaso e acaba de chegar até ao público mais um trailer da jornada de Bilbo Baggins, interpretado por Martin Freeman.


A ação passa-se sessenta anos antes de "O Senhor dos Anéis". "O Hobbit" segue a jornada de Bilbo Baggins, que se lança num aventura para recuperar o Reino dos Anões de Erebor ao pérfido dragão Smaug. Abordado pelo feiticeiro Gandalf, Bilbo é acompanhado por um grupo de anões liderado pelo guerreiro Thorin Oakenshield. A aventura vai levá-los por terras traiçoeiras cheias de duendes e orcs, aranhas gigantes e feiticeiros.
O filme conta também como Bilbo encontra a criatura que mudará a sua vida para sempre, Gollum, e o precioso e todo-poderoso anel dourado, cujo destino vai determinar o futuro da Terra Média.
Neste novo trailer agora divulgado Bilbo sabe que os anões duvidam da sua coragem. Mas ao longo da aventura, o Hobbit compromete-se a provar que tem os requisitos de um herói.

Retirado de http://www.dn.pt/



Porto: Este domingo há cinema gratuito e poemas no metro


Este domingo há cinema na Fundação de Serralves. A sessão é dupla e começa às 16h. Já no metro, vão circular poemas de Manuel António Pina, uma iniciativa que marca o dia de aniversário do poeta.
Porto: Este domingo há cinema gratuito e poemas no metro"The Eternal Flame", uma produção conjunta dos coletivos Ant Farm e T.R. Uthco, e "Ice", do realizador Robert Kramer, foram os filmes escolhidos para a sessão de cinema no Auditório de Serralves, este domingo, às 16h00.
O primeiro filme gira em torno de uma reconstituição do assassinato de J.F. Kennedy, no ano de 1975, 12 anos após a morte do presidente americano. "Ice", por sua vez, é "um documentário pioneiro que esbateu as fronteiras entre o formato documental e ficcional", refere a organização. Tem a cidade de Nova Yorque como cenário e conta a história de como um grupo clandestino e revolucionário encena guerrilhas urbanas contra um estado fascista ficcionado. Jonas Mekas, realizador, classificou-o como "o trabalho mais original e significativo da narrativa cinematográfica americana dos anos 60".
A sessão dupla integra o ciclo "O sabor do Cinema" - que dura até 09 de dezembro -, programado pela associação "Filhos de Lumière", que integra filmes de todos os géneros, origens, épocas e durações e que, normalmente, estão fora dos trilhos do mercado audiovisual.
Até lá, milhares de panfletos com poemas de Manuel António Pina vão tornar mais especiais as viagens de metro. Uma das várias atividades que querem marcar o dia de aniversário do poeta e jornalista, falecido em Outubro.
Entre as 11h e as 12h30, estão programadas declamações nas estações da Trindade e da Casa da Música, assim como no percurso entre as duas estações. Na estação da Casa da Música, atuará ainda o Coral de Letras, cantando "Heroicas", de Fernando Lopes Graça.
A iniciativa é do Museu Nacional da Imprensa (MNI) e acontece no âmbito da exposição documental "A Luz das Palavras", inaugurada no mesmo dia às 16h, no espaço do museu.

Poesia no metro

Programa

10h45 - Estação da Trindade: encontro dos participantes e distribuição de Poemas à porta da estação
11h00 - Palavras de Abertura sobre a iniciativa: Leitura de poemas
11h20 - Partida até à Estação da Av. Boavista/Casa Música: leitura de textos
11h45 - Estação da Casa da Música: Leitura de poemas e atuação do Coral de Letras
12h00 - Retorno à Estação da Trindade: Leitura de textos durante a viagem
12h15 - Estação da Trindade: Leitura de poemas
12h30 - Fecho da sessão














Retirado de http://jpn.c2com.up.pt/

15/11/2012

Naqoyqatsi - A Guerra Como Forma de Vida, por Rafael Santos


Título Original: Naqoyqatsi – Life as War (2002)
Argumento e Realização: Godfrey Reggio
Música: Philip Glass
Montagem: Jon Kane

 “Imagens que vemos diariamente e que se misturam com o enquadramento da própria vida.”, Godfrey Reggio

[SPOILERS] Depois de Koyaanisqatsi (1984) e Powaqqatsi (1987), a trilogia Qatsi testemunha o seu término com Naqoyqatsi(2002). Uma trilogia documental que vive na sua essência da sintonia entre imagens e música, da sintonia entre Godfrey Reggio e Philip Glass.
O último capítulo do trio inicia-se com um plano progressivamente mais aproximado do quadro de Pieter Bruegel, A Torre de Babel. A multiculturalidade espelhada num quadro. A comunicação nas mais variadas formas. O mundo da internet a ligar continente a continente e a permitir uma comunicação mais alargada.
Estamos num milénio em que a manipulação do ser humano é mais acrescida face à ascendência da tecnologia. O ser trabalhado e o ser manipulado. Não deixa de ser interessante que, de entre os três filmes da trilogia da vida, este se destaque mais em termos de brincar com a montagem. O ser humano acaba por ser manipulado em termo de imagens, levando a um apoio acrescido de tal conceito.
Interessante o plano da ovelha na medida em que pode simbolizar a clonagem e ao mesmo tempo o ser humano como fazendo parte de um rebanho a deambular pela Terra. Indivíduos que acabam por ser reféns da tecnologia, dinheiro, pátria, religião, etc.
Os bebés desnudados alinhados em fila num cenário estrelado. Como se fossem uma produção quase mecânica que se organize para preservar a espécie. Por outro lado, e mais uma vez, a manipulação do ser humano através da inseminação artificial.
O desporto como treino para aproximar o corpo das máquinas. A glória adquirida. A fama conquistada e a globalização da mesma.
Um recolher de imagens de uma América e de um Mundo restante. Martin Luther King, Princesa Diana, George W. Bush, Nelson Mandela, e muitas outras personalidades que marcaram a história, a desfilarem nas imagens.
As imagens que nos bombardeiam a visão diariamente. Acabam por fazer parte da nossa vida sejam em termos de informação, publicidade, etc. Imagens publicitárias que nos dirigem a um consumismo no qual se procuram exemplos a seguir. As imagens que nos mostram aquilo que pensamos ser impensável e que nos fazem ir mais longe.
Um mundo onde reina a violência. A violência que pode surgir precocemente nas mentes mais inocentes através de de videojogos, filmes, etc. Esses meios que acabam por ficcionalizar uma violência que não foge à realidade diária. Motins. Manifestações. Um mundo em constante revolta de interesses.
De salientar o plano em que observamos vários obras de arte, nomeadamente pinturas, a fundirem-se umas nas outras, acabando por dar lugar a uma imagem real de uma mulher a chorar. A arte e a realidade em constante fusão.
Os bonecos teste que espelham uma América que testa constantemente os seus próprios limites.
O documentário finaliza-se no espaço com o protagonismo de astronautas e paraquedistas. O espaço a englobar o paraquedista na sua imensidão. O indivíduo acaba por ser uma apenas uma mancha no Universo.
Um documentário de destaque com uma montagem verdadeiramente caleidoscópica. A música de Philip Glass continua a destacar-se pela sua mestria e o contributo de Yo-Yo Ma é indispensável. Um bom término para a trilogia Qatsi. 

  

Por Rafael Santos ( http://a-loose-tooth.blogspot.pt/ )

Saiba qual é o próximo filme de Kristen Stewart




  Kristen Stewart parece já ter escolhido o próximo projeto, depois da saga de vampiros mais famosa do Cinema. 
  A atriz esteve recentemente associada ao filme “Lie Down in Darkness”, cujo papel estava inicialmente previsto para Jennifer Lawrence.


Vocalista de ”30 Seconds To Mars” será travesti

 

Jared Leto regressa ao ecrã para interpretar o papel de um travesti em “The Dallas Buyer’s Club”ao lado de Matthew McConaughey e Jennifer Garner.

Globos de Ouro vão homenagear Jodie Foster


Jodie Foster vai receber um prémio especial de carreira na próxima gala dos Globos de Ouro.
O prémio Cecil B DeMille será atribuído à atriz e realizadora pelos 40 anos de dedicação ao cinema.

Brad Pitt contra zombies

Vê em primeira mão o trailer do novo filme apocalíptico de Brad Pitt
  “World War Z” é o título do novo filme de Brad Pitt, baseado na obra “World War Z: An Oral History of the Zombie War” de Max Brooks.
  Será lançado em Portugal no verão de 2013 e será distribuído pela ZON Audiovisuais.


Harrison Ford poderá regressar a “Star Wars”


  Harrison Ford poderá voltar a interpretar o papel de Hans Solo na saga “Star Wars”. 

Furacão Sandy em Documentário





  Inundações de proporções épicas, milhões sem eletricidade, numerosas fatalidades, desespero – veja os “bastidores” do furacão para perceber o porquê de ter acontecido e como poderá acontecer outra vez. 
  
ESTREIA de “Furacão Sandy: Alerta em Nova Iorque”, domingo, dia 25 de novembro, às 01h00, no NGC.

“Amanhecer" Parte 2 estreia no Cinema


Nesta quarta-feira, dia 14 de Novembro, ocorreu a pré-estreia do filme Amanhecer Parte 2, último filme da saga Crepúsculo.
Desde o início do ano, os fãs de Crepúsculo andam ansiosos pela estreia do filme. No mês de março, a produtora lançou o primeiro trailer do filme, que tinha apenas 15 segundos. Pouco tempo depois, no dia 20 de Junho, foi apresentado o segundo trailer do filme com 1 minuto e 20 segundos.
Hoje, dia 15  de Novembro, é a estreia oficial nos cinemas!

14/11/2012

Salas de cinema continuam a perder espectadores

  O ICA divulgou esta semana o fecho de contas do mês de outubro que confirmou a tendência de descida no consumo de cinema em Portugal.


O ano segue com uma quebra de 13,2% no número de espectadores em comparação com o ano passado. A diferença é um pouco menor em termos de receitas: apenas -8,6%. Abril, Agosto e Setembro foram os únicos meses em que a afluência às salas subiu em comparação com 2011.

A animação domina o interesse do público. “Brave-Indomável” é o terceiro filme mais visto até ao momento com 390 mil espectadores. Em segundo lugar no top de box office português está “A Idade do Gelo 4” com 506 mil espectadores. Por fim, o filme mais visto em Portugal em 2012, até ao momento é ainda outro filme de animação: “Madagáscar 3”, que totaliza 628 mil bilhetes vendidos.

Quanto às produções nacionais, dois títulos bastaram para melhorar drasticamente o desempenho: “Morangos Com Açúcar – O Filme”, levou 233 mil pessoas às salas. “Balas & Bolinhos: O Último Capítulo” foi visto por 238 mil pessoas e dificilmente deixará o título de filme português mais popular em 2012.

No que diz respeito à distribuição, aumentou o número de estreias e o domínio da Zon. Em 2011 a Zon terminou o ano com 52% de quota do mercado de distribuição. Em 2012, chega aos 57%. Num ano de crise, a Zon conseguiu mesmo aumentar a receita bruta total dos filmes estreados, graças a um maior número de lançamentos.

O segundo maior distribuidor, a joint-venture Columbia e Warner para o mercado português, teve um mau ano. Desce de uma quota de mercado de quase 28% para os 18%, até este momento, em 2012.

O terceiro grande interveniente do mercado passa a ser a Big Picture que arrancou a distribuição da Fox à Castello Lopes e no primeiro ano completo de actividade conquista 15,5% do bolo total de receitas.

Na exibição, tal como na distribuição, a maior fatia de mercado vai também para a Zon.

De janeiro a outubro, 57% dos portugueses que foram ao cinema, fizeram-no num dos complexos Zon Lusomundo, uma percentagem praticamente igual à de 2011.

Seguem-se a Socorama, dos cinemas Castello Lopes, com uma quota de mercado de 16,6% e a UCI com 12,6%.

Todos os principais circuitos de exibição sofreram perdas em receita bruta no ano que corre.

Conclusão a retirar desta avalanche de números: se não tivermos um natal excepcional é praticamente certo que o box office português de cinema irá perder perto de dois milhões de espectadores no ano de 2012. A única melhoria far-se-á sentir na produção nacional graças aos dois sucessos de bilheteira de “Morangos com Açúcar” e “Balas & Bolinhos”.

A previsão para 2013 é fácil: se a situação económica do país se mantiver, o próximo ano será ainda pior.



Retirado de www.rtp.pt

Cinema gratuito em Serralves este domingo


O cinema de referência continua a ter lugar no Auditório de Serralves com a exibição dos filmes «The Eternal Flame», do grupo Ant Farm e do colectivo T.R. Uthco, e «Ice», do realizador Robert Kramer. Esta apresentação realiza-se no domingo, dia 18 de Novembro, às 16:00 e a entrada é gratuita.

Esta sessão integra o ciclo «O sabor do Cinema», programado pela associação Filhos de Lumière, e que propõe o visionamento e a discussão de filmes de todos os géneros, origens, épocas e durações e que, normalmente, estão fora dos trilhos do mercado audiovisual.
 
«The Eternal Frame» resulta da colaboração entre o colectivo ANT FARM e um outro colectivo, T. R. UTHCO. O filme gira em torno de uma reconstituição do assassínio do presidente americano J.F. Kennedy, no ano de 1975, 12 escassos anos após esse acontecimento. Explorando irreverentemente o trauma ainda palpável, os autores repetem obsessivamente as imagens da reconstituição. Os mirones e turistas filmados no local da reencenação mostram-se incrédulos com a fidelidade da reconstituição, horrorizados com o mau gosto, mas sobretudo divertidos. Perante essa reacção, o actor-presidente (que encarna JFK) interroga-se sobre os motivos que os espectadores podem ter para se sentirem divertidos – estamos no cerne da questão da formatação da psique e da memória colectiva, ambas fortemente marcadas pelas construções de verdade que os media divulgam e massificam.  
 
O segundo filme a ser exibido na tarde domingo – «Ice» - é um documentário pioneiro que esbateu as fronteiras entre o formato documental e ficcional. Foi referido por Jonas Mekas como «o trabalho mais original e significativo da narrativa cinematográfica americana dos anos 60». Um grupo clandestino e revolucionário debate-se com a luta interna que ameaça a sua segurança e encena guerrilhas urbanas contra um estado fascista ficcionado nos Estados Unidos. Sequências retóricas são intercaladas com a narrativa do filme, explicando a filosofia da acção radical e contendo o melodrama inerente ao género «thriller». Filmado na paisagem cinzenta de Nova Iorque, num estilo cinema verité, este filme tem sido comparado a «Alphaville», de Jean Luc Godard.


13/11/2012

Festival de Cinema de Roma exibe 13 produções portuguesas


Vão ser exibidos 13 filmes de produção portuguesa no Festival de Cinema de Roma, em Itália, entre os quais obras encomendadas a realizadores portugueses e estrangeiros, no âmbito de Guimarães Capital Europeia da Cultura.

Todos os filmes selecionados serão exibidos na secção "CinemaXXI", que abrirá oficialmente com a estreia mundial de "Centro Histórico", soma de quatro curtas-metragens com Guimarães em fundo, realizadas por Pedro Costa ("Lamento da vida jovem") e Manoel de Oliveira ("O conquistador conquistado"), pelo finlandês Aki Kaurismaki ("O Tasqueiro") e pelo espanhol Victor Erice ("Vidros Partidos"). 
Os únicos dois filmes portugueses em competição no festival, naquela secção, são "Photo", a primeira longa-metragem de Carlos Saboga, que até aqui tem trabalhado no cinema como argumentista, e a curta-metragem "Quatro horas descalço", de Ico Costa. 
"Photo" é protagonizado pela atriz francesa Anna Mouglalis e inclui ainda Simão Cayatte, Johan Leysen, Anabela Brígida, Didier Sandre, Ana Padrão, Marisa Paredes e Rui Morisson. 
Em "Quatro horas descalço", Ico Costa recupera uma história verídica de um rapaz, numa localidade no interior do país, que mata o pai e percorre longos quilómetros a pé, para confessar o crime às autoridades. 
Fora de competição será mostrado em Roma o filme "O fantasma do Novais",  de Margarida Gil, sobre o escritor, jornalista e crítico vimaranense Joaquim Novais Teixeira, uma encomenda de Guimarães, Capital Europeia da Cultura 2012. 
Também sob o signo de Guimarães apresentam-se seis curtas-metragens repartidas por dois blocos: "Guimarães transversal" e "Histórias de Guimarães".
O primeiro inclui "Birds", de Gabriel Abrantes, "A mesa ferida", de Marcos Barbosa, e "Der Schlingel", de Paulo Abreu. 
O segundo bloco de curtas-metragens subordinadas a Guimarães integra "O bravo som dos tambores", de João Botelho, "O dom das lágrimas", de João Nicolau, e "Vamos tocar todos juntos para ouvirmos melhor", de Tiago Pereira.
Todos estes seis filmes foram feitos este ano. 
O júri da secção "CinemaXXI", que distinguirá os melhores filmes, é presidido pelo artista visual Douglas Gordon. 
O Festival de Cinema de Roma decorrerá de 9 a 17 de novembro. 

Lusa

Novo filme de 007 bate recorde nas bilheterias dos EUA



  O filme já arrecadou 518,6 milhões dólares desde que chegou aos cinemas internacionais, a 26 de Outubro.

Coldplay nos cinemas

O filme concerto vai ser projetado já amanhã – e apenas amanhã, terça-feira – em sete salas de cinema espalhadas pelo país. 
Às 21 horas, “Coldplay live 2012” vai estar nas telas das salas ZON Lusomundo das Amoreiras e Vasco da Gama (Lisboa), Braga Parque, CascaiShopping, Dolce Vita Coimbra, NorteShopping (Matosinhos), Parque Nascente (Gondomar).
Realizado por Paul Dugdale, o filme estende-se por 96 minutos.
Os espetáculos no Stade de France em Paris, no Bell Center em Montreal e no Palco Pirâmide no Festival de Glastonbury, em Inglaterra, são os mais abordados no filme.
Há também algum material de bastidores, com depoimentos de cada um dos músicos no backstage, no hotel, na estrada ou no jato privado. 
Aliás, é precisamente nessas cenas que o filme parece ganhar maior interesse e é pena que o realizador não lhes tenha dado maior relevo. Isto porque grande parte dos 96 minutos estão reservados para aquilo que já se viu e conhece, ou seja, como é, em palco, uma das mais populares e abrangentes bandas pop do mundo.
Para além das luzes, confetis e da cenografia em palco, o realizador sublinha o efeito das pulseiras luminosas erguidas por um oceano de dezenas de milhar de pessoas nas assistências dos concertos.
Tudo isto é ainda reforçado por efeitos especiais de riscos, círculos e espirais em realce no ecrã.
A exibição do filme ocorre hoje em 50 países de todo o mundo.

09/11/2012

Começou ontem o Festival Internacional de Cinema de Roma


Começou ontem a 7ª edição do Festival de Cinema de Roma, agora sob o comando de Marco Müller, antigo responsável artístico do Festival de Cinema de Veneza, e que procura agora na capital italiana trazer o certame para a primeira linha dos eventos europeus.

Com nomes como James Franco, Sylvester Stallone, Bill Murray, Jude Law e Adrien Brody confirmados como convidados, Roma torna-se o centro da atividade cinematográfica mundial, especialmente para a imprensa internacional, que manifestamente mostra-se mais entusiasmada no trabalho do novo diretor do que a imprensa local, bastante agressiva, descrente e que já avança com estimativas de um menor numero de espectadores para esta edição.



Festival de cinema divide-se entre Lisboa e Estoril até dia 18


A passadeira vermelha estende-se entre Lisboa e Estoril para mais um Lisbon & Estoril Film Festival. Abel Ferrara, William Dafoe, António e Hannah Damásio e o escritor Hanif Kureishi são algumas das figuras debaixo dos holofotes. Em primeira mão chega o mais recente trabalho de Paul Thomas Andersen.

O melhor filme do Festival de Veneza deste ano abre o festival que se reparte entre Lisboa e Estoril. “The Master” tem estreia marcada no centro de congressos do Estoril, às 18h30, e no cinema Monumental, em Lisboa, às 22 horas.

Fonte: www.rtp.pt

'Vertigo', de Hitchcock, volta aos cinemas em dezembro


'Vertigo - A Mulher Que Viveu Duas Vezes', de Alfred Hitchcock, vai regressar a 20 de dezembro aos cinemas, em cópia digital e em versão restaurada, anunciou a Midas Filmes.
James Stewart e Kim Novak em 'Vertigo'
Em Portugal, o filme estará em exclusivo nos cinemas UCi El Corte Inglés em Lisboa e UCI Arrábida no Porto. A partir de 3 de janeiro, 'Vertigo' chega a outras cidades, como Coimbra, Aveiro, Viseu e Tavira.
Protagonizado por James Stewart e Kim Novak, 'Vertigo' (de 1958) foi recentemente eleito o melhor filme de todos os tempos pela revista 'Sight and Sound', destronando 'Citizen Kane', (1941) de Orson Wells. 
Desde 1952 que, de dez em dez anos, a revista convida um painel de jurados para eleger os melhores filmes de sempre.

Fonte: www.dn.pt

Cinema, conversas e exposição no Cinema São Jorge

 O Cinema São Jorge vai ser o palco de 11 filmes, duas conversas musicais e de uma exposição, baseados no mote das Comemorações do Ano Brasil em Portugal.

Com o tema O Samba Também Mora Aqui, esta edição junta artistas brasileiros e portugueses, a partir de hoje e até 17 de Novembro.
O Rotas & Rituais atravessa o Atlântico e promove este encontro com o principal objectivo de captar a intimidade que se estabelece na música, do cinema e das conversas entre os artistas. Distantes mas próximos, diferentes mas idênticos, independentes mas fraternos, assim são o Brasil e Portugal.
A programação começa hoje, com a Semana de Cinema Brasileiro em Lisboa, que exibe às 21h30 o documentário "MPB – Música Portuguesa Brasileira", de Pierre Aderne. Este fim-de-semana são ainda exibidos os filmes "O Samba Que Mora Em Mim" (amanhã, às 18h) e "Bruna Surfistinha" (amanhã, às 21h30). Para domingo estão agendados "A Antropóloga" (às 18h) e "Eu Receberia as Piores Notícias dos Teus Lindos Lábios" (às 21h30). Até dia 14, pode ver outros seis filmes de ficção e documentários.
As conversas musicais estão marcadas para os dias 12 e 14 de Novembro, às 19h. Na primeira, Pierre Aderne recebe Marco Rodrigues, João Afonso, Fred Martins, Luiz Caracol, Susana Travassos. Na quarta, o mesmo músico acolhe Cuca Roseta, Susana Félix, Pedro Pinhal, Couple Coffee.
A partir de hoje e até dia 17 de Novembro, está patente "MPB – Exposição de Fotos, Desenhos e Aquarelas", o resultado do trabalho que foi feito no decorrer das filmagens do documentário "MPB – Música Portuguesa Brasileira", pelo fotógrafo português João Vasco, o jovem cabo-verdiano João Lima e as artistas plásticas Manuela Rolão (Portugal) e Tati Chalhoub (Brasil).
O programa conta ainda com três concertos, mas a entrada não é livre.
Concertos
15 Nov | 22h | Paula e Jacques Morelembaum convidam Pedro Jóia
16 Nov | 22h | Hamilton de Holanda convida Maria João e Mário Laginha
17 Nov | 22h | Mariana Aydar convida JP Simões e Norton Daiello

Fonte: www.destak.pt

08/11/2012

Estreias 8 Novembro 2012: Argo, Wreck-it-Ralph, O Cônsul de Bórdeus, Sinister e Chasing Mavericks

Dia 8 de Novembro estreia numa sala de cinema perto de si:

Argo
Ano: 2012
RealizaçãoBen Affleck
Argumento: Chris Terrio
Género: Drama, Thriller
Irão, 4 de Novembro de 1979. Militares iranianos invadem a Embaixada dos EUA em Teerão, em retaliação ao apoio ao recém-deposto Xá. Antes dos militantes entrarem no edifício, o pessoal tenta destruir documentos comprometedores. Nesse dia, 52 pessoas são tomadas como reféns. Porém, no meio do caos que se instala, seis conseguem escapar, escondendo-se em casa de Ken Taylor (Victor Garber), o embaixador canadiano. Apesar da situação ser mantida em segredo pelo Governo americano - e cientes de que é apenas uma questão de tempo até todos serem capturados e mortos -, Tony Mendez (Ben Afleck), um especialista da CIA, desenvolve um plano surpreendente para os salvar: entrar no Irão como uma equipa de filmagens e retirar os diplomatas sãos e salvos. Assim, depois de uma série de situações complexas que quase fazem o plano fracassar, Mendez e a sua dedicada equipa acabam por heroicamente salvá-los a todos. Com argumento de Chris Terrio e realização de Ben Affleck ("Vista Pela Última Vez...", "A Cidade"), é baseado em factos verídicos, revelados no artigo "How the CIA Used a Fake Sci-Fi Flick to Rescue Americans from Tehran", publicado na revista Wire e escrito pelo jornalista Joshuah Bearman.
                                       Força Ralph (Wreck-it-Ralph)

Ano: 2012
Realização: Rich Moore
Género: Animação
Elenco de vozes: John C. ReillyJack McBrayerJane LynchSarah SilvermanAdam Carolla e Alan Tudyk 
Apesar do seu feitio afável e coração de ouro, Ralph é o vilão do Fix-It Felix Jr, um jogo de vídeo muito popular, em que o herói repara um edifício que Ralph tem de destruir constantemente. Depois de mais de três décadas dedicadas à malevolência, Ralph sente-se à beira de uma depressão nervosa. Decidido a mudar de vida e a provar a todos que tem o perfil certo para ser o "bom da fita", monta um plano de escape e parte para Hero's Duty, um jogo de tiro onde ajuda a sargento Calhou na batalha contra invasores alienígenas. Mais tarde, entra no Sugar Rush, um jogo de corrida feitas de doces e biscoitos. Lá, Ralph conhece Vanellope von Schweetz, uma personagem muito especial, que subitamente se apercebe que algo ameaça a existência de todos os videojogos. E vai ser então que o nosso herói vai conseguir provar o seu valor... Dos estúdios Walt Disney, um filme de animação em 3D, realizado por Rich Moore, que conta com as vozes de John C. Reilly, Sarah Silverman, Jack McBrayer e Jane Lynch.


  Aristides de Sousa Mendes - O Cônsul de Bordéus
Ano: 2011
Realização: João Correa e Francisco Manso
Argumento: João Nunes e António Torrado
Género: Drama
Aristides de Sousa Mendes do Amaral e Abranches nasceu em Cabanas de Viriato, a 19 de Julho de 1885, no seio de uma família aristocrática rural, católica e conservadora. Ocupou diversas delegações consulares portuguesas pelo mundo fora, entre elas Zanzibar, Brasil, Estados Unidos ou Guiana. Cônsul de Portugal em Bordéus em 1940, ano da invasão da França pela Alemanha nazi na sequência da Segunda Grande Guerra, Sousa Mendes desafiou as ordens expressas do primeiro-ministro, Salazar (que, durante esses anos, manteve a neutralidade de Portugal), e concedeu mais de 30 mil vistos de entrada em Portugal a refugiados de todas as nacionalidades que desejavam fugir de França. Revelando uma coragem e determinação invulgares - e consciente do risco para sua vida e a da sua família -, recusou-se a entregar milhares de pessoas a um destino certo nos campos de concentração nazis. Confrontado com os primeiros avisos de Lisboa, ele terá dito: "Se há que desobedecer, prefiro que seja a uma ordem dos homens do que a uma ordem de Deus". Aristides de Sousa Mendes faleceu na miséria, a 3 de Abril de 1954, no hospital dos franciscanos em Lisboa.
  Sinister - Entidade do Mal
Ano: 2012
Realização: Scott Derrickson
Género: Terror
Ellison Oswalt (Ethan Hawke) é um escritor de policiais decidido a escrever a história da sua vida. Para isso resolve ir viver para o cenário propício: a casa onde, nove meses antes, quatro pessoas foram brutalmente assassinadas. Já instalado com a mulher e filha, descobre uma caixa com filmes caseiros de famílias inteiras a serem mortas. Decidido a compreender o alcance do achado, decide investigar os casos com ajuda da polícia local, descobrindo que todas as filmagens têm em comum um símbolo que retrata uma entidade pagã conhecida como Bughuull. Bughuull existe nas imagens de si mesmo e consome almas de crianças. Ellison percebe então que, ao escolher aquela casa para morar, a sua família se tornou na mais recente vítima daquele lugar maldito. Dos mesmos produtores de "Actividade Paranormal" e "Sobrenatural", um filme de terror escrito e realizado por Scott Derrickson ("O Exorcismo de Emily Rose", "O Dia em que a Terra Parou").

Realizar o Impossível (Chasing Mavericks)
Ano: 2012
Realização: Michael Apted e Curtis Hanson
Argumento: Kario Salem
Género: Drama
Maverick é o nome dado às ondas gigantes que se formam entre Novembro e Março na costa norte da Califórnia, EUA. Essas ondas são formadas por correntes que vêm do Golfo do Alasca, chegando a atingir os 18 metros de altura. Jay (Jonny Weston), apesar dos seus 15 anos, é um talentoso surfista que sonha ser como o seu ídolo Frosty Hesson (Gerard Butler), cujas proezas com as ondas o tornaram numa lenda. E quando Jay consegue convencer o seu herói a ensinar-lhe tudo o que sabe para o fazer sobreviver a uma Maverick, os dois embarcam numa aventura de coragem e amizade que os transformará irremediavelmente. Com assinatura dos realizadores Curtis Hanson e Michael Apted, um filme biográfico sobre a juventude do surfista americano Jay Moriarity, que morreu por afogamento a 15 de Junho de 2001 (um dia antes de seu 23ª aniversário), ao largo da costa da ilha Lohifushi, nas Maldivas.